Celular a bordo!

 

Você deve ter acompanhado recentemente quando anunciamos o novo serviço de telefonia móvel a bordo. Agora, os passageiros já podem utilizar celular durante alguns de nossos voos. Para que isso fosse possível, o serviço e o equipamento foram homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) bem como pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nosso primeiro teste foi feito, com total sucesso, no dia 28 de outubro, no voo JJ 3501 GRU-POA (Guarulhos – Porto Alegre). Confira abaixo como foi:

O sistema foi desenvolvido pela OnAir, joint venture da Airbus e da Sita, e garante total segurança aos passageiros, sem que o sinal dos celulares cause qualquer interferência nos comandos da aeronave. O sistema de celular a bordo permite até 8 chamadas de voz simultâneas, enquanto que o uso de SMS e dados é ilimitado.

Os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos durante as decolagens e pousos, pois o sistema oferece o sinal quando a aeronave atinge quatro mil metros de altitude.

Também temos um vídeo nas aeronaves com o sistema OnAir, explicando como o mecanismo funciona. Assista abaixo:

Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes:

1 – Em quais aeronaves o sistema está disponível?
Por enquanto, apenas em um Airbus A321 (prefixo PT-MXF). Essa aeronave voa entre algumas capitais do Norte e Sul do Brasil, além de São Paulo.

2 – Quais os serviços disponíveis?
- Realizar e receber ligações;
- Enviar e receber SMS e MMS;
- Enviar e receber emails;
- Navegar na internet (se o seu aparelho de celular tiver essa funcionalidade)

3 – Quanto custa o serviço?
Para informações sobre tarifas, consulte a sua operadora.

4 – Como o serviço será cobrado do passageiro?
O serviço oferecido será cobrado diretamente pela operadora, na fatura mensal do usuário, não tendo a TAM nenhuma responsabilidade por tais cobranças

5 – Posso utilizar meu telefone se oito pessoas estiverem fazendo ligações ao mesmo tempo?
Se oito pessoas já estiverem utilizando, a sua ligação entrará em uma “fila”. Assim que uma desligar, você poderá fazer sua ligação.

6 – Posso enviar SMS e utilizar minhas redes sociais enquanto outras pessoas acessam?
Sim, não há restrições nesses casos.

7 – O uso de aparelhos celulares não vai interferir nos sistemas de controle das aeronaves?
Não, o sistema foi desenvolvido com tecnologia de ponta e é totalmente seguro, além de ser homologado pelas autoridades competentes.

8 – Como o sistema funciona?
O sistema funciona via satélite, possibilitando que as informações atinjam, por meio das estações de solo, as redes públicas e as redes móveis de telefonia. Garantindo ,assim, a cobertura de comunicação e a segurança total durante o vôo.

9 – O que preciso ter para usar o sistema?
Um aparelho de celular com tecnologia GSM compatível com a freqüência 1800 Mhz (a grande maioria dos novos celulares e todos os smartphones são compatíveis). Além disso, seu celular precisa ter o serviço de roaming internacional habilitado. Se o seu celular for pré-pago é preciso que, além do roaming internacional habilitado, você tenha credito disponível.

Esperamos que aproveite esse novo serviço!

Caso tenha perguntas, dúvidas ou sugestões, estamos à disposição nos canais de atendimento TAM (Fale com o Presidente: 0800123200) ou pelo Twitter (@TAMAirlines)

TAGS: , Comentários: (3)


Comente esse post

Todos os comentários do blog passarão por moderação da equipe monitora, sendo excluídos todos os comentários contendo quaisquer tipos de ofensas ou discriminações.

Comentários

  1. admin

    Oi André, agradecemos seu comentário! instruiremos os passageiros a deixarem os celulares em modo vibra-call. Além disso, nos voos no noturnos, a tripulação poderá desativar o serviço de voz, deixando apenas o serviço de dados e SMS habilitado.

  2. gabriel sabino da silva rodrigues

    eu vou viajar em março com a tam e adoraria que o AVIÃO que eu irei viajar posa falar no celular durante o voo

  3. Dia do Internauta FIQUE AINDA MAIS CONECTADO | Blog da TAM

    [...] Celular a Bordo Navegue na internet, mande SMS e faça ligações a partir de 4 metros de altura pelo serviço Celular a Bordo, que usa sinal de roaming internacional (cobrado diretamente pela sua operadora) servido por um sistema de satélites. [...]