Nota de esclarecimento

 

Para quem está acompanhando as notícias sobre cancelamentos e atrasos de alguns de nossos voos, veja nosso comunicado oficial divulgado hoje. É importante lembrar que estão suspensas apenas as vendas de passagens para voos domésticos com decolagens até 3/12 (6ª feira). Para voos após 3/12, as vendas continuam inalteradas, e você pode realizar a compra durante essa semana sem problemas.

A TAM Linhas Aéreas informa que suspendeu a venda de passagens para voos domésticos com decolagem prevista até 3 de dezembro (próxima sexta-feira), conforme determinação da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. A companhia está colaborando com a auditoria interna conduzida pela agência e vem empenhando seus melhores esforços para que a operação volte ao normal ao longo desta segunda-feira, diminuindo os contratempos causados aos clientes.

Os atrasos e cancelamentos acima da média em vários voos domésticos da TAM programados para o período de ontem, domingo (28), até hoje (29) foram decorrência de remanejamentos na malha aérea da companhia. O motivo foram as fortes chuvas que atingiram a região Sudeste entre a noite de quinta-feira (25) e a madrugada de sexta-feira (26), interrompendo as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (Campinas), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro). Assim, parte significativa da tripulação da TAM foi deslocada para outros aeroportos, o que teve impacto na escala de trabalho para o último fim de semana e o dia de hoje.

Problemas meteorológicos afetam todas as companhias. A malha aérea da TAM, no entanto, foi mais afetada, pois a interrupção das operações em Congonhas na quinta-feira ocorreu no período de maior concentração de operações da companhia nesse hub, gerando grande número de voos alternados para outros aeroportos.

A TAM conta um efetivo de tripulantes suficiente para atender suas operações – em média, são 840 voos diários. Hoje a empresa tem 8.350 tripulantes, entre comandantes, copilotos e comissários, e vem realizando contratações constantemente. A prioridade da companhia é operar em total segurança e com respeito à Lei do Aeronauta, com seus limites de jornada, horas mensais e folgas.

Nossas equipes nos aeroportos estão prestando as informações e o apoio necessários, de acordo com as normas vigentes de atendimento aos passageiros. Pedimos novamente desculpas aos clientes e agradecemos sua compreensão.

São Paulo, 29 de novembro de 2010.

TAM Linhas Aéreas

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Comentários

  1. Marli Suzete Diegoli Gontijo

    eh possivel comprar 1 passagem no dia 1-12 diretamente em qualquer aeroporto e viajar p onde quiser ou nao?


    • admin
      Oi Marli, sim, a situação já está normalizada.

  2. monica puente

    favor informar a que numero telefono puedo llamar a preguntar porque me cambiaron la hora en el vuelo gru eze que tenia para las 0645 el dia 09feb y ahora me pusieron para las 2050. ese vuelo es muy tarde y no lo quiero. mi reserva es la zn5zcp a nombre de cavelier juan carlos y guardian melissa. queremos el primer vuelo del dia porque tenemos viaje desde fernando de norona el 08feb y conexion a buenos aires el 09feb en el primer vuelo. gracias. mi telefono en colombia es 575 6602499 mi nombre es monica puente (asesora de viajes)


    • admin
      "Olá! Nós da TAM agradecemos o seu contato e pedimos para que, em caso de dúvidas, procure nossa central de atendimento: 0800-570-5700 ou 4002-5700 caso esteja em alguma capital. Você também pode entrar em contato com nosso SAC 2.0 http://twitter.com/TAMAirlines Ou acessar a página “contato” do nosso site: http://www.tam.com.br/"

  3. REINALDO TEIXEIRA

    SOU CLIENTE TAM E LAMENTO O PROBLEMA QUE ESTAO PASSANDO MAIS SEI O VOSSO COMPROMETIMENTO COM O SEUS CLIENTES E ESPERO QUE VOLTEM A NORMALIZAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL PRA QUE EU VENHA VIAJAR COM VCS COM SEGURANÇA COMO SEMPRE ME SENTI ESTANDO NA VOSSA EMPRESA .

  4. erica

    E quem já comprou os bilhetes para esse período, haverá alteração?


    • admin
      Olá, a situação já está normalizada.

  5. REINALDO TEIXEIRA

    SOU FAM DESTA EMPRESA E SEI QUE CONTINUARAO SENDO A MELHOR DO BRASIL

  6. AnA Cristina

    gostaria de saber como fica a situação de quem adquiriu passagem com antecedência para utilizar no período de 30/11 a 03/12/10 (ida e volta -Salvador para Brasilia)?


    • admin
      Olá, a situação já está normalizada..

  7. ione

    Eu tenho passagem comprada para dia 02/12 quinta-feira, salvador fortaleza. como fica com esta situação? o voo sera confirmado?


    • admin
      Olá, a situação já está normalizada

  8. Marcelo

    Sr. presidente da TAM, deem mais importância e mais oportunidade para recife, pois aqui agora é o canteiro de obras do nosson pais que muitos veem trabalhar na construçao da refinaria abreu e lima em porto suape. precisamos mais voos, rj, sp, sa,nt e outros…..
    a familia agradece


    • admin
      Dúvidas, sugestões deixadas no blog serão enviadas ao Hugo e as reclamações reportadas para o mesmo.

  9. David Thoern

    Tenho um voo de Natal pra São Paulo -Guarulhos dia 3/12 com saida as 6:00 hs da manhã do dia 3/12 -sexta -feira. Minha pergunta é se este voo foi cancelado ou esta tudo ok? Não consigo ver mais meu itinerario no checkmytrip.com
    Agradeço o retorno via e-mail com as devidas informações e esclarecimentos, sem mais no momento agradeço
    David Thoern


    • admin
      Olá, a situação já está normalizada!

  10. Edward rigonato junior

    boa noite estou com uma viajem marcada para o dia 1-12-10 voo: jj8042 destino a miami e queria saber se o voo esta confirmado. agradeco a atencao

  11. Mauro Sérgio

    Entendo a situação…só espero que meu vvo de amnhã para João Pessoa saindo de guarulhos as 11:10h não atrase …bem como o retorno no próximo dia 02/12 as 14:30h, pois, tenho compromissos inadiavéis nessas datas

    att

    mauro sérgio
    fidelidade tam nº 4813653

  12. otavio monteiro

    COMO CLIENTE DA TAM, FICO TORCENDO PARA QUE AS OPERAÇÕES VOLTEM LOGO A NORMALIDADE.

  13. Angela Paes

    Gostaria de receber o eticket do meu bilhete.
    O meu pedido é\;2dmc93 dia 04/12 voo jj 3899


    • admin
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  14. Souza

    Estou de passagem marcada de natal para guarulhos amanhã, dia 30/11/2010. há alguma chance desse vôo ser cancelado?

  15. florentino

    comprei passagem para o rio de janeiro saindo de belém-Pa as 1:40 horas do iuda 03/12/2010 e quero saber se este voo foi cancelado, ou seja transferido para qual data e horário, também comprei passagem neste mesmo dia de belém para recife, este voo também foi cancelado?


    • admin
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  16. frederico firmo de souza cruz

    eU E MINHA ESPOSA TEMOS PASSAGEM FLORIANOPOLIS BELIM COMPRADAS NO DIA 23/11/2010
    VOO JJ3104,JJ31714 30/11
    E RETORNO
    VOO JJ3447 JJ3075 RETORNO NO DIA 05/12/2010

    qUEREMOS SABER SE ESTA TUDO OK COM NOSSO VOO

    LOCALIZADOR 7J3SVC


    • admin
      Sim, a situação já está normalizada.

  17. luane carolyne

    eu gostei pelo menos as leis dos cms não ficam apenas no papel isso eh um exemplo,por isso quero trabalhar com aeromoça da tam!!!amo muito

  18. Caroline frohlich nunes

    Boa noite, gostaria de saber se tenho risco de cancelamento de voo de navegantes para congonhas. e em consequencia disso, perda do voo de guarulhos para toronto. ambos no dia 3/12. obrigada.


    • admin
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  19. maria soraia monteiro santana

    Bem…estou preocupada com minha passagem para o dia 11 de dezembro do corrrente ano…desejo receber dados sobre minha passagem e aseentos que já estão reservados…preciso muito chegar a são paulo dia 11 tenho negocios a fazer lá.

    agradeço antecipadamente


    • admin
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  20. leandro george pavao paula

    boa noite,
    eu comprei minha passagem no começo do mes de novembro e gostaria se terá alguma alteração…

    certo da atenção de todos


    • admin
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  21. leandro george pavao paula

    meu voo é pra são luis do maranhao…

  22. pamela mattos

    gostaria de saber se as passagens ja compradas,terao validade,ou terao atraso…pois tenho 2 passagens compradas para o dia 01-12-10
    grata desde ja…
    espera breve por informaçao


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  23. Antônio siderley mesquita veloso

    GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECERA COM QUEM JÁ COMPROU PASSAGEM


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  24. DAIANE EUGÊNIA DO NASCIMENTO

    tENHO VIAGEM MARCADA PARA O RECIFE PELO VOO 3516 DIA 2 DE DEZEMBRO ÀS 17H00. COMO FICA A MINHA SITUAÇÃO? O MEU VOO PERMANECE OU HAVERÁ ALGUM PROBLEMA?

    AGUARDO A SUA IMEDIATA RESPOSTA PELO TELEFONE 84645220 – 20863567 – 86686697.
    oBRIGADO


    • admin
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  25. Valéria Bodas

    tenho um voo de palmas/TO para manaus/AM dia 03/12/2010 E COM RETORNO DIA 05/12/2010 POSSO IR PRO AEROPORTO NORMAL QUE VOO IRA ACONTECER??? NÃO TA SUSPENSO ???
    OBRIGADA vALÉRIA BODAS


    • admin
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  26. selma lucena

    Como cliente da tam manifesto minha solidariedade a essa empresa que sempre usou de transparência com os seus usuários, proporcionando atendimento de altíssima qualidade, promoções, milhas, e o principal: segurança. O mínimo que podemos desejar nesse momento é que esse contratempo seja solucionado, e tudo volte ao normal, que o bom senso prevaleça.

  27. doralice rodrigues vieira silva

    queria saber se o voo do dia dois foi afetado com o cancelamento o voo de maceió para são paulo que sairia na quinta feira a 2:30 da manhã.


    • admin
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  28. SUELY APARECIDA CAMPOS DE SOUZA MARCONDES

    estou muito preocupada com a minha viagem programada para o dia 27 de dezembro 2010 para Poalegre pois estou operada recentemente e terei que levar dois filhos menores de 18 anos. Esta confusão no aeroporto de guarulhos dão paulo vai se estender até a data da nossa viagem ? Como vou me acomodar no aeroporto ? Não estou acostumada a viajar nesta época e estou com receio de ter que ficar muitas horas no aeroporto pois dependo de parentes que viajarão até PoAlegre só para nos buscar. Espero anciosa uma resposta .Obrigada!


    • admin
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  29. AKIRA NIKUMA

    Na minha modesta opinião, atesto que o esclarecimento foi mais que o suficiente.
    parabens a todos da equipe tam

  30. Marco aurelio m. albuquerque

    gOSTARIA DE SABER SE AS PASSAGENS ADQUIRIDAS ANTES DA PROIBIÇÃO DA VENDA, MAS COM VOO PREVISTO PARA DIA 02/12 SERÃO ATENDIDAS NORMALMENTE.


    • admin
      Olá, a situação já está normalizada.

  31. Celso Bernardo

    Bom dia, estou com reserva para quinta às 23:43, voo jj3822, gostaroa de saber se há normalidade para esse voo…..
    e obrigado pelos esclarecimentos por meio de nota oficial.


    • admin
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  32. FERNANDA EMANUELA MAIA SILVA

    bom saber que tudo voltará ao normal….
    pois dia 17/12/2010 vou viagar e vou de tam!!!

  33. Wellington Rodrigo paes de arruda

    BOM DIA, EM RELAÇÃO A ESSA NOTA, FIQUEI NA DUVIDA.
    A VENDAS FORAM CANCELADAS ATÉ O DIA 03 OU OS VOOS? POIS TENHO UMA PASSAGEM COMPRADA PARA O DIA 02. GOSTARIA DE SABER SE A MINHA PASSAGEM TAMBÉM FOI CANCELADA?
    OBRIGADO


    • admin
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  34. MARIA DE FÁTIMA TORRES BARBOSA

    Por favor, preciso de um posicionamento, pois estou com passagem comprada desde o mês de setembro Rio de Janeiro-santos dumont para porto alegre no dia 03/12/10 no voo que sairá às 8:15.Meu filho está indo comigo para fazer vestibular na PUC RS no dia 04/12/10.Estamos apreensivos com as notícias pois não podemos ficar sem embarcar.foi um ano inteiro de estudo e o curso dele, por ironia do destino só tem em porto alegre,ciências aeroñáuticas, sonha em ser piloto.
    Aguardo retorno.
    Agradeço antecipadamente a atenção
    Maria de fátima torres barbosa
    lucas torres barbosa


    • admin
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  35. whiston wagner a lopes

    continuo confiando nos serviços prestados por esta companhia, pois, sempre esclareceu eventuais problemas aos consumidores.
    ass. usuário.

  36. lenilda aguiar de sousa

    nao sei como cancelar minha passagem e queria saber se eu cancelar se posso receber meu dinheiro?


    • admin
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  37. mariana moura

    a tam é a maior e por isso sofre mais. na minha opinião de ex-tripulante da empresa, está na hora da companhia repensar bases em grandes cidades, como rio, poa, bsb…são tantos tripulantes dessas cidades. eu, por exemplo, precisei sair por conta da falta de disponibilidade de estar sempre em sp. tendo tripulantes “espalhados” por todo o brasil, de res e sobreaviso nessas cidades, com certeza os voos sairiam, beneficiando a empresa e os tripulantes, que não precisariam voar tanto de extra. força à tam, uma grande cia. onde fiz os melhores amigos do mundo!

  38. marilei teixeira publio

    Não menciona sobre reemissão para alterar horários.


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  39. Carla Silva

    Gostaria de saber se vou conseguir embarcar em Palmas-To
    dia 02/12. Comprei minha passagem de ida e volta há mais ou menos 15 dias. Como tenho compromisso de trabalho inadiável para o dia 03/12, estou preocupada. Espero retorno. obrigada.


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  40. Antonio celso K. ayub

    Ok. A explicação é satisfatória

  41. Alex correa

    Estou com voo marcado para quinta feira dia 08/12 pra cidade de recife, com saida de viracopos / campinas,
    gostaria de saber se esta tudo ok para esta decolagem? Obrigado


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  42. Antonio celso K. ayub

    Ok. Explicação satisfatória

  43. maria eunice

    minha filha tem uma viagem marcada para dia 09/12/10
    pois vai fazer vestibular em belo horizonte, estou insegura
    com medo dela perder aprova que sera 11/12/10 e 12/12/10


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  44. Tony Almeida

    Nunca tive problemas com a Tam, acredito que as pessoas tem que levar em consideração a segurança dos passageiros, ninguem manda no tempo, a meteorologia é imprevisivel, antes atrasar do que não chegar!!! concordam? Continuarei sempre voando de tam !!!abraços…

  45. Bernardo Vargaftig

    TENTEI COMPRAR POR INTERNET PASSAGEM IDA E VOLTA SP-CURITIBA, 14 E 15 DEZEMBRO. O SISTEMA GEROU SENHA Y16WHK, QUE NAO FOI RECONHECIDA AO TELEFONE A QUE RECORRI QUANDO APARECEU MENSAGEM NEGATIVA TOTALMENTE INCOERENTE. COMO PAZER PARA a) viajar B) MESMO SEM VIAJAR, POIS QUE A PASSAGEM ELETRONICA NAO FOI FORNECIDA, NAO TER DESCONTO NO CARTão ? MISTERIO, MAIS UMA INFELICIDADE, INCOMPETENCIA ? NINGUEM DIZ NADA…. SOLICITO ESCLARECIMENTO.


    • admin
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  46. Claudia

    E quem já tinha passagem comprada e vvo agendado para quinta (02/12)…que é o meu caso….não mvou poder embarcar?????????????


    • admin
      Olá! A situação já está normalizada.

  47. karla patricia herminio da silva

    gostaria de saber se o voos marcados para o dia 5/12/20011
    serão alterados?
    obrigado


    • admin
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  48. Edson Ferreira

    Gostoria de externar minha opinião. observo que , infelizmente, muitos usuarios de voos pelo brasil desconhecem a tematica meteorologica. vejo sempre com desgosto o empurra – empurra, o mal humor e até agressões. quando vou viajar com minha família quero ter a tranquilidade de que a empresa aerea esta em constante observação a segurança do voo que inclui as condições do tempo. atrasar um pouco, ou até horas em prol da segurança é sensato e prudente, temos que entender. se os atrasos da tam foram por tais observações meteoroligicas – dou parabens a empresa que mesmo sendo agredida, fez valer o profissionalismo e segurança dos voos. temos , como passageiros aprener a cultura de voar de viajar.

  49. vantuir

    Obrigado pelos esclarecimentos..e que o profissionalismo seja seguido pelo sucesso.

  50. mvdm

    arrasô!

  51. Emmanuelle Silva

    temos uma enorme satisfação em voar com a tam,e espero como cliente que tudo seja regularizado o mais breve possível,e que nenhum dos que optaram voar com esta companhiia,durante esta semana como eu,(01/12)e demais dias,como não sofra algum transtorno.

  52. luciara

    como faço pra adiar meu voo?


    • admin
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  53. aberones gomes de araujo

    quero saber se continua valendo a MINHA VIAGEM MARCADA PARA DIA 26/12 VOO jj 3747 – mANAUS – sp – Nº DO LOCALIZADOR 50yy3r – RETORNO sÃO PAULO – MANAUS EM 12/01/2011 – VOO jj 3746 – SÃO 07 PASSAGEIROS SENDO 05 ADULTOS E DOIS MENORES DE 07 ANOS, FAVOR CONFIRMAR – TELEFONES 092-9984-1531 E 3234-5074
    tENHO OUTRO E-MAIL ABERONES@SEDUC.AM.GOV.BR. AGUARDO RESPOSTA


    • admin
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  54. amanda cristina dotte

    fiquei preocupada,pois trabalho com o cartão da tam itaucard,pensei que fosse geral,para todos os voos inclusive internacional,porém não ocorreram ligações sobre esse motivo .


    • admin
      Olá! Nós da TAM agradecemos o seu contato e pedimos para que, em caso de dúvidas, procure nossa central de atendimento: 0800-570-5700 ou 4002-5700 caso seja de São Paulo . Você também pode entrar em contato com nosso SAC 2.0 http://twitter.com/TAMAirlines Ou acessar a página “contato” do nosso site: http://www.tam.com.br/ Obrigado.

  55. damiao medeiros

    eu tenho uma filna espeçial de 5 anos gostaria de viagar para natalcom ela minha esposa e outra filha de 14 ano para v~e meus pais se tiver alguma promoção me avise por favor,obrigado.


    • admin
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  56. admin

    Olá Michele, a situação dos voos já está normalizada.

  57. TAM Airlines

    Olá! Nós da TAM agradecemos o seu contato e pedimos para que, em caso de dúvidas, procure nossa central de atendimento: 0800-570-5700 ou 4002-5700 caso seja de São Paulo.
    Você também pode entrar em contato com nosso SAC 2.0 http://twitter.com/TAMAirlines ou acessar a página “contato” do nosso site: http://www.tam.com.br.
    Obrigado.

  58. Rogério Borges queiroz

    Sou fã e usuário TAM desde os voos inaugurais na ponte Rio/São Paulo. Lembro até de ter ganho um certificado.
    Ainda hoje, quando voo em vossas aeronaves tenho aquela mesma sensação do primeiro voo.
    Uma coisa impar na TAM é sem dúvidas o atendimento e neste último fim de semana, num voo de FOR para GRU me vi novamente envolto em profissionais competentes e visivelmente apaixonados.
    Na sala de embarque, a chamada para o embarque me chamou a atenção. Uma voz clara de dicção muito boa passava informação precisas e igualmente claras. Meus olhos logo procuraram o interlocutor, lá estava, uma figura caricata, careca e bem alinhado, pus-me a observar-lo. Notei o cuidado que ele tinha pelas pessoas, no tato, no sorriso franco. Quando passei por ele veio a simpatia ao indicar-me o caminho à aeronave.
    Eu não vacilei e olhei para o seu crachá… Salvo erro, Juscelino.

    Parabéns a ele pelo empenho e a vocês pelo bom treinamento e boa motivação.

    Rogério Queiroz