Conheça nossas ações de sustentabilidade: RESGATE DE ANIMAIS

 

Entre nossas ações de sustentabilidade está o transporte de animais silvestres, possível devido a uma parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Por meio dessa iniciativa nós transportamos, pela TAM Cargo, espécies de animais vendidas ilegalmente e apreendidas por autoridades ambientais de volta aos seus habitats naturais.

Segundo a WWF Brasil, estima-se que o comércio ilegal de espécies silvestres de animais movimente cerca de 10 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, o que tornaria esse tráfico o terceiro maior, só perdendo para o de armas e o de drogas.

Algumas aves são as espécies mais vendidas no Brasil e no exterior.  Ainda de acordo com a WWF, os papagaios, as araras e os periquitos ocupam o topo da lista do tráfico de animais silvestres.   Diante dessa informação preocupante, em uma de nossas ações transportamos 20 pássaros recolhidos pelo IBAMA em feiras livres e criadouros clandestinos de Pernambuco até o estado de São Paulo, onde foram libertados em uma reserva da Mata Atlântica.

O combate a esse mal depende da ação de todos. Veja abaixo algumas recomendações do IBAMA* para ajudar:

- Não compre animais silvestres sem origem legal;

- Não compre artesanatos que possuam partes de animais silvestres; salvo se o artesanato for certificado como procedente do manejo sustentável;

- Denuncie traficantes;

- Mesmo que fique com pena do animal nas mãos do traficante, não o compre, se o fizer você somente estará incentivando o tráfico;

- Se tiver um animal silvestre não o solte simplesmente, entre em contato com a unidade do IBAMA mais próxima;

(*Fonte: IBAMA – informações disponíveis em http://www.ibama.gov.br/fauna/trafico/combate.htm)

TAGS: , , Comentários: (0)


Comente esse post

Todos os comentários do blog passarão por moderação da equipe monitora, sendo excluídos todos os comentários contendo quaisquer tipos de ofensas ou discriminações.