Hoje é uma data muito especial, é o dia INTERNACIONAL DA MULHER

 

As mulheres possuem uma importância e participação indiscutíveis em nossa história. Por isso, além dos nossos parabéns e obrigado a todas vocês, gostaríamos de homenageá-las relembrando alguns eventos históricos da aviação protagonizados pelas mulheres.

Stuart Scott
Voltamos então há mais de 100 anos, quando Stuart Scott (ou Betty Scott), sem querer, voou a uma altura de 12 metros durante suas aulas de voo. De lá pra cá, muitas mulheres se tornaram notáveis graças ao seu domínio na arte de pilotar e deixaram sua marca na história da aviação.

Harriet Quimby

Ela foi a primeira mulher a receber um certificado de piloto do Aero Clube da América e, menos de um ano depois, em 16 de abril de 1912, foi a primeira a voar através do Canal Inglês. Entretanto, seu voo que durou 59 minutos, passou despercebido pela mídia devido ao naufrágio do Titanic, um dia antes.

Anésia Pinheiro Machado e Teresa de Marzo
No Brasil diversas mulheres também registraram seus nomes na história da aviação. A primeira aviadora do Brasil foi Anésia Pinheiro Machado, que recebeu seu brevê do Aero Club do Brasil e realizou seu primeiro voo de São Paulo para o Rio de Janeiro com apenas 18 anos.
Poucas horas mais tarde, Teresa de Marzo se tornou a primeira mulher brasileira a pilotar um avião. Colega de Anésia, Teresa obteve o brevê número 76, enquanto a amiga ficaria com o 77.

Ada Rogato
Não poderíamos ainda deixar de citar Ada Rogato, detentora de inúmeros marcos na história da aviação e do paraquedismo. Ada é a detentora do brevê nº. 1 de paraquedista e a primeira mulher no mundo a saltar de um helicóptero. Foi ela também a primeira pessoa a cruzar a selva amazônica em um avião e que, em 1951, voou por uma distância de 51 mil km percorrendo as três Américas até chegar ao Alasca. O Cessna 140 utilizado por ela nesta encontra-se exposto no Museu TAM, e você pode conhecê-lo neste vídeo abaixo.

Comentários: (0)


Comente esse post

Todos os comentários do blog passarão por moderação da equipe monitora, sendo excluídos todos os comentários contendo quaisquer tipos de ofensas ou discriminações.