Apoiamos e investimos em TURISMO SUSTENTÁVEL

 

Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, é um dos locais de nosso país com natureza exuberante, em uma Área de Proteção Ambiental (APA), reconhecida pela biodiversidade da Mata Atlântica. Por isso, gradativamente, tem se tornado interessante para quem gosta de natureza.

A região tem grande vocação para conservação da natureza, pois é a maior área contínua de Floresta Atlântica e mais bem conservada do Brasil. O turismo na região tem se desenvolvido de forma responsável, aliando conservação da natureza à geração de renda.

Nosso programa de investimento socioambiental apoia projetos para o desenvolvimento do turismo sustentável e conservação ambiental. Por meio de um edital, selecionamos seis projetos ao longo de 2011, em diversas regiões do Brasil, para receberem nosso apoio, contando com a parceria de ONGs, para que o processo acontecesse de forma inclusiva e sustentável.

O turismo de base comunitária é uma importante alternativa para Guaraqueçaba. Bem articulados e dispostos, os empreendedores locais se mostraram prontos para atuar na valorização de sua cultura, um atrativo à altura das belezas naturais da região.

Com o nosso apoio e da Ong parceira SPVS, a Cooperguará Ecotur – Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba, registrou crescimento de 55% no fluxo turístico de 2011 em relação ao ano anterior. A região e os cooperados receberam um grande impulso para o desenvolvimento de um ecoturismo exclusivo, em locais que eram pouco conhecidos.

Nossa atuação não se limitou ao apoio financeiro, mas acompanhamos a evolução e o desenvolvimento de cada projeto. Cada instituição nos apresenta o objetivo geral do plano apresentado, além do objetivo específico e como eles pretendem alcançá-lo. Por meio dessas primeiras diretrizes, conseguimos acompanhar passo a passo o processo até a sua conclusão.

A orientação nas diferentes etapas de cada projeto acontece com o acompanhamento por meio de um plano de trabalho. Além disso, de quatro em quatro meses as instituições enviam um relatório financeiro e outro técnico, provendo o insumo para nossa decisão em manter o financiamento do projeto, que é dividido em parcelas. E as visitas ao projeto, enquanto não for concluído, também são parte importante desse acompanhamento.

Se gostou da ideia, veja o que Guaraqueçaba tem a oferecer: visiteguaraquecaba.com.br.

Essa é uma das maneiras de reforçarmos nosso compromisso com o meio-ambiente e o nosso posicionamento pela busca por alternativas responsáveis e sustentáveis. Aproveite e confira em nossa página no Facebook todos os projetos que apoiamos em 2011 clicando aqui.

Comentários: (0)


Comente esse post

Todos os comentários do blog passarão por moderação da equipe monitora, sendo excluídos todos os comentários contendo quaisquer tipos de ofensas ou discriminações.